O que um tomate tem a ver com gestão do tempo e organização nas tarefas rumo a melhores resultados?

Você já se sentiu com a agenda ou mesa abarrotada? O dia apertado e pensando que ele deveria ter mais de 24 horas? Sem contar as tarefas que deveríamos concluir em horas ou num dia e leva até semanas ou meses para ser concluída... Muito do que acontece nesse sentido é por conta da falta de foco numa única coisa por vez... quiçá uma única coisa na vida

No ímpeto de sermos tarefeiras/os e termos listas e apps para nos vigiar e ajudar, perdemos o FOCO e nossa produtividade não passa de 20% do que poderíamos render ao dia, ou seja, pode ser que numa semana nossos 100% foram conquistados 20% em cada dia. E isso não é bom sinal. 

É muito importante conhecermos nossos potenciais e nossos objetivos para organizar bem nossos processos e definirmos o tipo de layout que melhor se adapta a eles, e organizar um layout precisa de planejamento e cálculo, e focar nisso é, inicialmente, importante. 

Feito isso teremos organizadas nossa meta e mente, pois ter uma imagem em nossa mente auxilia algo muito importante: nosso direcionamento e, além do mais, nosso propósito fica mais claro. 

Um tempo desorganizado e mal programado também causará problemas de perdas no que tange aos resultados, afetando não só o processo como nossa motivação para avançar e se aperfeiçoar.

Bem, pensando nisso, Francesco Cirillo, um cidadão francês que sofria com sua baixa produtividade por falta de concentração,  desenvolveu no final dos anos 80 do século passado uma técnica para gerenciamento de tempo conhecida como “Técnica Pomodoro”. Esse nome deriva da palavra italiana Pomodoro (tomate), fazendo referência a um cronômetro no formato de um tomate. A técnica, de maneira geral, consiste na utilização de um cronômetro com a seguinte programação:

               
  • Escolha uma tarefa;
  • Dedique-se a executá-la por 25 minutos;
  • Descanse por 5 minutos e volta à tarefa, caso não tenha concluído;
  •  A cada 4 ciclos, faça uma pausa de 15 minutos. 
  • Se estiver fazendo algo que necessite vários ciclos, não pule as pausas. 

Para que seus primeiros 25 minutos funcionem e modelem os demais, o ideal é organizar com antecedência tudo que você vai precisar e evitar interrupções (WhatsApp ou outras notificações, por exemplo). Para se distanciar do Smartphone, por exemplo, você usar o computador para ajudar a calcular o tempo e não cair na tentação de usar o celular e se distrair: https://tomato-timer.com/

Já para os 5 minutos de descanso, tente fazer alongamentos dos membros e costas, beber água, ouvir uma boa música, comer uma fruta, tomar um suco, fazer carinho no seu pet, por exemplo. 




Comentários

Postar um comentário