Quais são os tipos de gestão?

 

Vamos saber Quais são os tipos de gestão?

Até aqui, já destacamos o papel da gestão e o quanto o conceito é amplo. Mas é importante destacar, também, as diferentes formas que ela toma, de acordo com a área de aplicação e desenvolvimento.

A gestão de vendas, por exemplo, é muito diferente da gestão de finanças. Assim, na prática, a palavra ganha significados muito distintos.

A seguir, vamos apresentar os principais tipos de gestão, sua importância e as ferramentas que ajudam a aprimorar o trabalho do gestor.

Gestão de vendas 


A gestão de vendas é composta por práticas diversas, que vão desde a contratação de equipes até a otimização de estratégias de abordagem e aprimoramento dos produtos e serviços.

Com esse tipo de gestão, a empresa consegue identificar gargalos internos e oportunidades externas para aprimorar os negócios e, consequentemente, o faturamento.

As vendas são a espinha dorsal de uma empresa. Por isso, saber como aprimorar as estratégias e a execução é fundamental! E existem várias soluções tecnológicas que podem potenciar a venda de qualquer produto ou serviço:

CRM Omnichannel

CRM (Customer Relationship Management – Gestão do Relacionamento com o Consumidor) é um sistema que contribui para aprimorar a abordagem com o cliente, já que se baseia na jornada de compras para ter uma visão mais completa desse consumidor.

Com um CRM Omnichannel, a empresa ainda garante a integração dos diferentes pontos de contato, aprimorando a experiência do consumidor com a marca.

E-commerce

Uma plataforma de e-commerce também contribui para o aumento das vendas, já que supera as barreiras geográficas e de horário: o cliente pode comprar de qualquer lugar, a qualquer hora do dia ou da noite.

E a integração com o sistema de CRM ainda garante ofertas personalizadas e experiência customizada.

Analytics

Já o Analytics vai medir, processar e analisar uma série de informações das vendas, para melhorar a tomada de decisão pela gestão.


Gestão de pessoas


A gestão de pessoas é outro elemento essencial para as empresas. Estamos falando de quem faz o negócio realmente acontecer!

Para uma boa gestão, é importante colocar em prática as habilidades de empatia, motivação e relacionamento interpessoal, sempre tentando obter uma visão plural e diversa em todas as situações.

Vale ressaltar que a gestão de pessoas cuida de diferentes etapas, que vão desde os processos de seleção e contratação, a manutenção de benefícios, retenção de talentos e os desligamentos. E tudo isso pode ser aprimorado com a tecnologia:

ECM

O sistema de ECM (Enterprise Content Management – Gestão de Conteúdo Empresarial), por exemplo, pode reunir todas as informações do empregado, para serem acessadas facilmente e manter os dados sempre atualizados.

A integração com outros sistemas vai garantir preenchimento automático de informações, inclusive em plataformas de benefícios, como seguro de saúde e vale-alimentação.

Confira outras vantagens da tecnologia para o Departamento Pessoal.


Gestão de processos 


A Gestão de Processos é tão importante, que tem até um conceito próprio: O BPM, Business Process Management, ou Gerenciamento de Processos de Negócios, em Português.

Essa é uma abordagem de negócios que propõe melhores práticas de gestão, sempre com o objetivo de otimizar processos, por meio de mapeamento completo das atividades da empresa.

Neste modelo de gestão, é feito um desenho de todo o fluxo de trabalho, além de novos modelos de processos, que são compartilhados com todas as pessoas envolvidas.

BPM

Um sistema de BPM, o BPMS, vai automatizar uma série de processos do negócio, tornando a gestão muito mais simples.

Com baixo custo de implementação e facilidade para criar e distribuir módulos de trabalho, o sistema vai simplificar o dia a dia, impactando positivamente os resultados.

E você pode saber mais sobre a Gestão de Processos e seus impactos em nosso blog.


Gestão de demandas 


A gestão de demandas é focada em práticas que permitam prever, com precisão, as demandas do mercado e, assim, ter mais equilíbrio entre oferta e procura.

Falando dessa forma, pode até parecer simples, mas esse é um modelo de gestão complexo, que exige bastante conhecimento sobre o mercado e sobre os consumidores. Nesse sentido, duas ferramentas tecnológicas podem ser bastante úteis.

CRM

O CRM permite ter uma visão 360º de toda a jornada de compras do cliente. Isso permite entender melhor o comportamento do público, antevendo suas necessidades para oferecer produtos, serviços e experiências personalizadas, que vão muito além do nome no topo do e-mail.


Service Desk



Service Desk é uma central de serviços de Tecnologia da Informação. O objetivo é garantir suporte especializado para demandas internas e externas, aprimorando a gestão dessas solicitações.

Nesta plataforma, todos os pontos de contato são centralizados, tornando a comunicação mais eficiente e agilizando a busca por soluções que realmente façam sentido para o cliente.

Gestão de clientes 


Uma boa gestão de clientes interfere diretamente nos resultados da empresa. Diz respeito às práticas voltadas para melhorar o relacionamento com o consumidor e tem uma abordagem orientada pela jornada de compras.

Com a gestão do cliente, a empresa vai compreender melhor as demandas do público (percebe como as gestões se integram?), as tendências de mercado e como ela pode satisfazer as necessidades das pessoas com seus produtos e serviços.

CRM é fundamental para esse modelo de gestão, já que permite visão 360º do cliente e suas interações com a empresa. Aproveite para saber 8 formas de usar o CRM e aprimorar a sua estratégia de gestão.


Gestão de equipes 


A gestão de equipes consiste em administrar um grupo de funcionários para melhorar o desempenho de maneira contínua.

Este modelo está intimamente relacionado à gestão de pessoas, mas, em vez de abordar os funcionários individualmente, a abordagem é voltada para a equipe.

A gestão de equipes é importante, pois contribui para o aumento da produtividade, o estímulo à competitividade (de forma saudável) e a melhoria do clima interno, além de motivar as pessoas a serem cada vez mais criativas e inovadoras.

Soluções tecnológicas como o BPM, que permitem automatizar tarefas, podem elevar a performance, ao mesmo tempo em que as equipes ficam mais satisfeitas com os resultados. 


Isso porque a produção vai exigir matéria-prima de alta qualidade. Já os parceiros devem estar alinhados aos mesmos valores e a distribuição deve garantir uma entrega de qualidade ao consumidor final.

Estamos falando de qualidade total, com a gestão detalhada de toda a cadeia do negócio! Ferramentas como o Kanban vão contribuir para a visualização completa dos processos, permitindo um ciclo de melhoria contínua em todas as áreas.

Confira aqui como aplicar a gestão da qualidade na empresa e usar o BPM a seu favor.


A gestão financeira é outro aspecto vital em um negócio. Afinal, mesmo que o fluxo de vendas esteja bom e os clientes estejam satisfeitos com a marca, a má gestão pode causar prejuízos enormes à saúde financeira da empresa.

Esse tipo de gestão está focado nos fluxos de caixa, orçamentos, oportunidades de investimento, registros contábeis e todas as transações financeiras que compõem o dia a dia da instituição.

É fundamental compreender os riscos de cada operação, para mantê-los sob controle, além de ter uma visão global do negócio, para definir onde e como utilizar melhor os recursos disponíveis.

Os principais desafios são as sazonalidades, que impactam a saída de produtos e serviços, bem como o ciclo de vida, além da dificuldade de comparar o desempenho com o de outras empresas no mercado.

BPM

O BPM ajuda a identificar, mais facilmente, as falhas presentes nos processos financeiros, melhora o gerenciamento de contas, automatiza uma série de tarefas e garante informações mais claras para auditorias simplicadas e sem apontamentos de não-conformidade.

ECM

O ECM também poderá auxiliar muito a gestão financeira pois tem-se em uma mesma plataforma todos os dados relacionados ao cliente, como contratos, faturas, pagamentos, reajustes, entre outros.

Algumas ferramentas de ECM possui a funcionalidade de OCR (Optical character recognition ou Reconhecimento ótico de caracteres) que permite automatizar operações, como carregar uma nota fiscal no sistema ou um outro documento qualquer, o que minimiza muito as falhas humanas e agiliza o processo.


O marketing deixou de ser um departamento de suporte e, hoje, é um dos pilares de negócio, em boa parte das instituições.


A gestão de marketing não deve se prender a um departamento, mas, sim, em aprimorar a qualidade dos serviços e do relacionamento com o público em todos os setores do negócio.

Afinal, estamos falando sobre identificar as necessidades e desejos do consumidor de forma a entregar mais valor no produto final. Isso tem impacto na produção, nas vendas, nas campanhas e nas finanças, apenas para citar alguns. Dois sistemas farão toda a diferença:

CRM

Que vai acompanhar a jornada do cliente em todas as etapas de relacionamento, garantindo a personalização da experiência.

Analytics

Vai capturar e analisar informações do mercado e do público, para estruturar campanhas de marketing mais eficientes.

Gestão de negócios digitais 


Por fim, vale destacar a gestão de negócios digitais. Essas são organizações que já usam a tecnologia (e a internet) para manter suas operações. É uma tendência de mercado com alta adesão de empreendedores e consumidores!

As transformações digitais e a Indústria 4.0 permitem atender às demandas do cliente sem necessidade de uma loja física. E os produtos e serviços podem ser os mais diversos possíveis!

Ferramentas de integração de equipes e de documentos em nuvem, como ECM, vão garantir o funcionamento no dia a dia. Além disso, uma boa plataforma de e-commerce vai aproximar a marca dos clientes e deixar as vendas mais seguras.

Quais são os tipos de gestão relacionadas à informação?

Atualmente, a informação se tornou um dos ativos mais valiosos de um negócio. Justamente por isso, os tipos de gestão relacionadas à informação ganharam muita importância para garantir a sustentabilidade corporativa.

Gestão à vista

A gestão à vista é um modelo contemporâneo que está bastante em voga. O princípio básico é garantir transparência total sobre o desempenho da empresa e os processos executados.

Com a clareza de informações, as equipes podem contribuir, com mais assertividade, na proposição de novas soluções.

Nesse tipo de gestão, todas as partes envolvidas têm conhecimento claro sobre onde a empresa quer chegar, quais processos são necessários para isso, quais indicadores devem ser medidos e quais as responsabilidades de cada um.

Para aplicar, na prática, é importante ter um quadro de gestão à vista, que vai conter informações sobre os responsáveis por cada processo, a performance das atividades, o histórico de execuções e os custos envolvidos.

Gestão de dados

A gestão de dados contempla as abordagens de negócios voltadas à administração de informações. Isso inclui a captação, processamento, compartilhamento e, acima de tudo, a proteção desses dados – que podem gerar grandes impactos, caso sejam vazados. Para os casos referentes a dados de pessoas físicas, existe a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).

Contar com plataformas tecnológicas seguras e simples de usar contribuem, de forma significativa, para aprimorar a gestão de dados.

Analytics

Vale a pena investir em uma solução de Analytics, que, além de garantir a proteção dos dados, vai proporcionar insights valiosos para o negócio, com mais assertividade na tomada de decisão.

O conceito de Big Data também deve fazer parte desse modelo de gestão, com ferramentas que possibilitam trabalhar com um grande volume de dados ao mesmo tempo.

ECM

O ECM é um grande facilitador para a organização dos dados da empresa, pois ele é capaz de eliminar ineficiências operacionais e garantir que as informações e dados são tratados com todos os protocolos de segurança, fazendo uma ótima gestão de acessos a essa base.

Boas práticas de gestão

Cada tipo de gestão vai demandar um grupo de práticas diferentes. Mas vale citar algumas abordagens importantes para melhorar a eficiência dos negócios.

Ferramentas

É muito importante adotar as ferramentas necessárias para o modelo de gestão escolhido Essas ferramentas auxiliam a ter uma precisão maior nas atividades diárias o que ajuda na redução de gastos desnecessários devido, por exemplo, a falta de organização.

Os indicadores dessas ferramentas permitem a análise de informações sobre a empresa e, por meio deles, são identificados pontos fortes e pontos que precisam ser aprimorados para que os resultados esperados sejam atingidos.

Processos

Durante o ciclo de vida de uma empresa, vários processos são criados para resolver algum problema ou suprir alguma necessidade. Com o passar do tempo, vão ficando desatualizados e, muitas vezes, acabam se tornando um empecilho dentro da organização e causando grande burocratização.

Por isso, é importante avaliar os processos de tempos em tempos para adequá-los de acordo com as estratégias da empresa. Ou seja, elimine o desnecessário, busque melhorias e mantenha o que funciona bem!

Colaboradores

Além disso, valorize seus funcionários e escute o que eles têm a dizer. É importante ter a mente aberta para encontrar oportunidades ou problemas que podem passar despercebidos pela gestão, mas que as pessoas que lidam com esse ponto diariamente conhecem.

Mercado

Por fim, fique de olho no mercado, é preciso conhecer o comportamento de consumo dos clientes e observar mudanças que possam ocorrer e como os concorrentes estão reagindo.

Além de ter produtos com qualidade, é importante também cultivar uma boa imagem e reforçar seus valores diante da sociedade.

Por que implementar um modelo de gestão?

Adotar o modelo de gestão ideal para cada tipo de negócio e implementar as ferramentas de suporte necessárias pode transformar completamente a estrutura da empresa e proporcionar resultados de alto desempenho.

Se você ainda está em dúvida se vale a pena sistematizar a gestão, confira alguns benefícios:

  • Mais organização nos processos: os processos são otimizados, eliminando etapas desnecessárias e utilizando os recursos de forma mais inteligente. Como exemplo, seria possível reduzir o ciclo de vendas, alcançar mais pessoas e garantir um aproveitamento muito melhor dos recursos.
  • Melhoria do clima interno: a gestão pode trabalhar com a administração de conflitos, contribuindo para um clima mais ameno e de competitividade saudável.
  • Mitigação de erros: a visão completa dos processos permite identificar erros e propor soluções para obter fluxos mais acertados de trabalho. Erros que, por exemplo, podem ser operacionais ou de comunicação.
  • Economia: essas mudanças também diminuem a necessidade de recursos, que vão ser aplicados com mais potencial de resultados.
  • Mais produtividade: a gestão adequada vai motivar as equipes, o que vai gerar aumento de produtividade, com mais qualidade nos produtos e serviços.
  • Fortalecimento da marca e fidelização de clientes: com ações voltadas para uma boa gestão, a marca vai se fortalecendo e aparecendo mais perante a sociedade e, com um bom atendimento, também temos maiores chances de fidelização de um cliente.

Para a empresa é muito mais barato manter um cliente atual do que conquistar um novo, então preocupe-se também em ter um bom relacionamento com os clientes que já utilizam seus produtos e/ou serviços .

Gestão integrada: uma única plataforma com todas as soluções

Independentemente da área de atuação, a empresa vai precisar colocar em prática diferentes tipos de gestão.

Para ter mais assertividade e otimizar processos, a dica é optar pela gestão integrada, que vai convergir todas as áreas em prol de objetivos comuns, com abordagens de negócio alinhadas entre si.

A melhor forma de fazer isso é adotar uma plataforma all-in-one, que oferece todos os sistemas necessários em um mesmo lugar.

SYDLE ONE concentra BPM, ECM, Analytics, CRM, Service Desk, E-commerce, R&S, entre outras, com a possibilidade de criar parametrizações para atender as necessidades específicas de cada negócio.


fonte: https://www.sydle.com/br/blog/gestao-61784aa23885651fa20009c0 

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