A gestão faz parte da rotina de todo empreendedor e de líderes de negócio. Esse é um termo bastante abrangente, mas, de forma geral, diz respeito às estratégias e práticas voltadas para obter resultados, valorizando as habilidades de cada pessoa da equipe.
Embora se presuma que todo mundo saiba o que é gestão, na prática, o conceito pode não estar sendo aplicado da melhor forma para os objetivos da empresa.
Ser um gestor é ter a capacidade de comandar, inspirar e promover sinergia, aproveitando todas as potencialidades da instituição.
E é sobre isso que vamos falar neste artigo! Confira o que é gestão, quais os tipos existentes, as melhores práticas para aplicar no negócio e as ferramentas que vão aprimorar as ações de gerenciamento corporativo.
O conceito de gestão pode ser definido como a administração de recursos em uma empresa.
Mas não basta apenas lidar com esses recursos — sejam eles financeiros, materiais ou de pessoal: é preciso administrá-los com eficiência para atingir as metas estabelecidas.
Fazer a gestão de uma empresa é gerenciar as equipes, os processos internos, os ativos, as etapas de produção, a qualidade dos produtos e serviços entregues ao cliente e os resultados finais.
Mais do que isso, é direcionar as ações adotadas por um caminho comum, que leve os trabalhos a um mesmo objetivo. Ao mesmo tempo, é preciso solucionar conflitos e aproveitar ao máximo as potencialidades de cada pessoa.
Com o conceito definido no tópico anterior, é comum que muitas pessoas ainda confundam gestão e administração. Mas as duas coisas são diferentes.
Enquanto a administração está focada em processos, a gestão é mais ampla e complexa, com ações também em pessoas, inovação, solução de problemas e visão completa sobre o mercado de atuação.
A palavra gestão tem a mesma raiz da palavra gestação, no latim. Isso porque, ambas, dizem respeito a algo que precisa ser desenvolvido e que terá alto valor!
Voltando às diferenças, a administração parte do planejamento, controle e direcionamento de recursos.
Por outro lado, a gestão segue princípios de motivação, visão global de negócios, reconhecimento de habilidades, divisão de responsabilidade e incentivo à participação, tendo um aspecto muito mais político e complexo.
Papéis da gestão em empresas
Como ficou claro, o gestor tem um papel muito amplo dentro das empresas. Ele é a chave responsável pelo sucesso das iniciativas e a pessoa que vai conduzir os negócios no caminho certo.
Abaixo, você confere algumas das principais responsabilidades da gestão para a sustentabilidade do negócio.
Disseminar e aplicar as políticas da empresa
Um dos papéis da gestão é garantir que as políticas da empresa sejam aplicadas de forma adequada.
É fundamental que as equipes trabalhem pautadas em valores comuns, sempre visando estratégias integradas para o crescimento do negócio.
Planejamento estratégico
A gestão é responsável por conduzir o desenvolvimento do planejamento estratégico da empresa, bem como das ações que devem ser executadas pelas equipes.
O gestor deve “amarrar” todas as propostas apresentadas pelas áreas lideradas e definir quais fluxos devem ser seguidos para alcançar os melhores resultados.
Garantir que o planejamento e as ações estejam alinhados
Com o planejamento definido, o gestor deve garantir que as ações executadas tenham harmonia com o que foi inicialmente proposto.
A execução do plano deve ser feita de forma inteligente, com foco em bons resultados e na excelência das entregas.
Estabelecer métricas de desenvolvimento
Para que esses alinhamentos aconteçam de forma adequada, é necessário medir, periodicamente, a qualidade e os resultados dessas ações.
Assim, a gestão deve estabelecer métricas que vão mensurar o resultado dessas ações e mostrar, de forma estratégica e baseada em dados reais, se a estratégia está sendo ou não efetiva.
Usar os recursos da empresa de forma inteligente
Cabe à gestão a boa alocação de recursos. Isso significa realizar projetos com bom retorno, investimentos enxutos e aplicação adequada do que há disponível na empresa.
Isso pode ser visto em orçamentos com eficiência, aplicação das habilidades dos funcionários de forma adequada e até na redução de desperdício.
Delegar tarefas
Um dos desdobramentos do tópico anterior é, justamente, a delegação de funções. Um bom gestor sabe para quem repassar determinadas tarefas, de forma a aproveitar as potencialidades de cada funcionário.
A gestão deve identificar os aspectos positivos das pessoas e desenvolver formas de aplicar melhor as habilidades de cada uma, garantindo crescimento contínuo para o negócio.
Gerir conflitos
Outro papel da gestão é a mediação de conflitos. A convivência harmônica e a boa gestão das equipes são fundamentais para o bom andamento dos negócios. Mas nem sempre isso acontece de forma natural nas empresas.
Divergência de opiniões, diferentes perspectivas sobre o trabalho e até questões de ego podem interferir no relacionamento interpessoal e, por consequência, na rotina corporativa.
A gestão deve administrar esses conflitos de forma estratégica, diminuindo ao máximo o impacto desses embates na conquista dos objetivos e na qualidade de vida dos funcionários.
Revisar e alterar as ações
Além de tudo isso, a gestão deve revisar e fazer mudanças de rota sempre que necessário e em diferentes áreas. Desde a gestão das pessoas até o uso de recursos financeiros, novas parcerias de negócio e até reposicionamento de mercado.
Comentários
Postar um comentário