“Os analfabetos do século XXI não serão aqueles que não conseguem ler e escrever, mas aqueles que não sabem aprender, desaprender, e reaprender"


                                              
Amanhã é aniversário de minha mãe!! e estava lembrando como e o quanto essa pequena notável mulher me ensinou através dos livros...

Em 1981 minha mãe comprou um livro do escritor Alvim Toffler intitulado "A Terceira Onda: a morte do industrialismo e o nascimento de uma nova civilização". 

À época eu tinha apenas 9 anos, mas já via como ela o "devorava" com tamanho fascínio. "A Terceira Onda" fez tanto sucesso que no começo desse ano (2014) estava na 32ª edição, ele penetra fundo nas violentas transformações em que se debate o mundo dessa época. Ao mesmo tempo em que disseca os problemas que afligem a humanidade, lança um raio de luz sobre as novas formas de relacionamento em família, business e empreendimento e, sobretudo, da economia nossa de cada dia. Dele eu tirei a frase que dá nome a esse post e repito abaixo:
“Os analfabetos do século XXI não serão aqueles que não conseguem ler e escrever, mas aqueles que não sabem aprender, desaprender, e reaprender”.
(Alvin Toffler)
Mais tarde, em 2010, quando fundei a Policlínica Edukaleidos (até então era Programa Edukaleidos, desde 2004, quando implantei legalmente a Clínica Social) em um horário de almoço fui até a Sócrates no Pão de Açúcar. Quando conheci o livro: O que Podemos Aprender com os Gansos.

no qual relembrei uma história que trabalhava com alunos da EJA (com os quais trabalhei por seis anos em São Bernardo e UNISA) e percebi que quando a Responsabilidade é Dividida, Ninguém Responde por Nada.
Você acredita que empreendedores podem atuar com base na autogestão, integralidade e propósito?
Vejamos a história abaixo:Era uma vez quatro pessoas que se chamavam TODO MUNDO, ALGUÉM, QUALQUER UM e NINGUÉM.
Havia um importante trabalho a ser feito e TODO MUNDO acreditava que ALGUEM iria executá-lo.
QUALQUER UM poderia fazê-lo, mas NINGUÉM fez.
ALGUEM ficou aborrecido com isso, porque entendia que a execução do trabalho era responsabilidade de TODO MUNDO.
TODO MUNDO pensou que QUALQUER UM poderia executá-lo, mas NINGUÉM imaginou que TODO MUNDO não faria.
TODO MUNDO culpou ALGUÉM, quando NINGUÉM Fez o que QUALQUER UM poderia ter feito!

Máxima do livro: Responsabilidade dividida, ou não bem-definida, gera insatisfações e ineficiência no trabalho.

Vejamos abaixo 3 importantes pontos a serem refletidos quando somos empreendedores e, mais, em equipe:

Em um grupo, a responsabilidade (responder por) pode ser compreendida como a capacidade que a pessoa tem de sentir-se comprometida (que cumpre o prometido) a dar uma resposta ou de cumprir uma tarefa sem nenhuma pressão externa (ou seja de maneira autônoma ela é eficaz e eficiente).

O intercâmbio de esforços e de experiências de todos que participam de um grupo (inclusive em WhatsApp) é fundamental para identificar possíveis problemas, tomar decisões, propor inovações e compreender o papel de cada um no processo de planejamento e de execução das ideias.

Aprender a relativizar, evitar a passividade e a indiferença, responder pelos seus atos, compartilhar decisões e buscar soluções para um problema no coletivo são aspectos relacionados à capacidade das pessoas de se sentirem responsáveis em um grupo.





Comentários