Você cuida de si como cuida dos outros?

aproveite as férias! Cuide de você!

Aquele que tem como missão cuidar da saúde emocional ou mental, e até mesmo de vidas humanas também requer cuidados, estamos falando dos profissionais da área da saúde. A saúde do profissional de ajuda é muitas vezes negligenciada em prol da vida e bem-estar de seus pacientes ou clientes.


Ao dedicar a vida à DEDICAÇÃO AO OUTRO muitos terapeutas passam por muitos problemas físicos e emocionais, principalmente a longo prazo, estresse e tensão emocional são frequentemente relatados por esses profissionais. Além disso, existem situações mais sérias como problemas digestivos, síndrome de Burnout, e até mesmo quadros de depressão.
Para que terapeutas não cheguem a uma situação que possa até mesmo o impedir de desenvolver suas funções, é importante estabelecer alguns cuidados básicos à sua própria saúde.

Organização do tempo

Muitos terapeutas acabam trabalhando por mais horas do que o ideal, por exemplo para psicólogos e assistentes sociais o tempo ideal de trabalho diário é de 6 horas. Assim, atuar na gestão de tempo será positivo para que esse profissional possa conciliar seu trabalho, com outras atividades no âmbito pessoal e de cuidados pessoais, dessa forma é necessário estabelecer uma rotina, listando todas as suas atividades / compromissos. Portanto, será possível visualizar qual tem sido sua carga de trabalho, o que é prioridade e qual o tempo cada atividade ou pausa irá levar. Para isso vamos dividir a vida em 4 setores (Ryad Simon):
Dedique um tempo para aperfeiçoar seus saberes! Isso é primordial.

Setor Orgânico

Um estilo de vida saudável, que muitas vezes é prescrito pelos próprios terapeutas aos pacientes, deve também ser adotado por si mesmo.
A prática de exercícios físicos é uma grande aliada para a saúde, pois ela proporciona o bem-estar físico e mental que resultará em maior satisfação e disposição para encarar sua rotina de trabalho.
Alimentação natural é mais saudável que muita coisa que você anda comendo... Beba água!

Setor Sociocultural

Separar momentos para o lazer também é importante, ao organizar sua rotina semanal, reserve períodos de tempo para o descanso e lazer. Para um bom bate-papo, para um bom filme ou leitura de fruição.
Esses períodos permitirão que você relaxe e descanse, ajudando a administrar momentos de tensão e estresse com maior equilíbrio.

Setor Produtividade

Planejar o futuro e o rumo de sua carreira é essencial, se você busca ter sucesso e maior tranquilidade para exercer a profissão.
Tudo isso, porque com um plano de carreira definido, o terapeuta poderá focar seus esforços profissionais de forma mais consistente, visualizando onde pode (ou deseja) chegar.

Setor Afetivo-Relacional

Não é nem necessário dizer o quanto o tempo de qualidade e as ordens de serviço dedicadas a quem você ama ou gosta são fundamentais para seu bem-estar. Se não tem alguém próximo a a massagear, pratique automassagem, se tiver, massageie (não só o corpo como o ego - autoestima nunca é demais!)


Comentários